Vigilantes de transporte de valores da Prosegur no Paraguai em greve

Desde a meia noite desta segunda-feira (23) os trabalhadores de transporte de valores da Prosegur, no Paraguai, estão em greve que terá a duração de oito dia, mas poderá se estender por mais oito dias caso a empresa mantenha sua postura intransigente. Os trabalhadores cobram a assinatura de um acordo coletivo, cumprimento da legislação e adicional de Risco de Vida. Além disso, os vigilantes cobram o pagamento das horas extras corretamente e o fim das demissões injustificadas, pois os trabalhadores são sumariamente demitidos assim que completam nove anos de serviço na Prosegur, que se recusa em reconhecer os perigos enfrentados pelos trabalhadores na realização de suas tarefas diárias. Adán Jara, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Prosegur SA – SITEPROPASA - afirmou que "desde 21 de dezembro de 2011 tentamos negociar com a empresa a assinatura de um acordo coletivo, mas eles não aceitam, incluindo os artigos que apresentamos e que são essenciais para o tipo de trabalho que realizamos, como os riscos inerentes à profissão. Eles [os empregadores] oferecem benefícios pós-morte. O que isso tem de bom depois que morremos? ", questiona. Enquanto isso, Carlos Britez Castellano, porta-voz dos grevistas disse: "Tem sido mais de 7 meses desde que começamos a discutir a assinatura do acordo coletivo com a empresa e que seja incluída uma cláusula pelo fim das demissões, e eles demitiram muitos colegas durante este tempo. Muitos trabalhadores estão com medo por causa dessa intimidação, " afirma. A CNTV e entidades se solidarizam com os colegas do Paraguai e na próxima semana já está acertado que um diretor da Confederação, junto com a Uni Global, irá à Assuncion, capital do Paraguai para ajudar na greve. Nesta semana, diretores do Sindicato dos Vigilantes de Foz do Iguaçu, junto com a Federação dos Vigilantes do Paraná, foram até a Ciudad Del Est para levar apoio, inclusive mantimentos, pois a situação dos trabalhadores é extremamente grave.

CNTV-PS